quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Agências X Clientes

Apesar de não referir directamente ao tema criatividade, o artigo que posto a seguir é muito importante para todos os criativos perceberm um pouco do que se passa entre a Agencia e as suas contas. Claro que pode não reflectir inteiramente o nosso caso, em Moçambique, mas dá para acender algumas luzes por cá.

Um estudo da Business Intelligence Study para a Pearlfinders mostrou algumas das “assincronias” de expectativas entre agências e anunciantes. Será que os resultados encontrado lá (EUA) se aplicam para aqui também?

Vejamos:

Os principais clientes não acham que tamanho é importante… as principais agências acham
83% dos clientes não acham que localização geográfica seja importante… as agências acham
83% dos clientes não acham que as agências se preparam o suficiente… muitas agências não investem o suficiente nesta área
75% dos clientes compram soluções para os problemas de seus negócios… A maioria das agências acha que os clientes estão a procura de propaganda, relações-públicas ou design
Clientes querem agências mais criativas… a maioria das agências preferem atender as demandas dos clientes
A maior tendência, e a que irá sem dúvida impactar todas as agências, é a crescente demanda dos clientes por melhores insights do consumidor. “Proximidade da mente do consumidor é crítico”.


Num sumário das respostas sobre o que faz os clientes procurarem uma nova agência, o estudo mostra:

48% dos respondentes dizem que uma queda no desempenho criativo definitivamente precipita uma revisão
87% dizem que quando a “química se rompe” acontece um revisão
93% dos tomadores de decisão dizem que quando percebem uma queda no pensamento estratégico, buscam uma revisão
Quando perguntados qual a melhor maneira de uma agência abordá-los numa prospecção, as respostas foram:

92% afirmaram que gostariam de ver pesquisa com novos insights sobre sua categoria
85% afirmaram que seriam receptivos a informações sobre cases de sua categoria
75% disseram que definitivamente receberiam um agência que apresentasse uma solução para um dos atuais desafios mercadológicos da empresa
23% disseram que não gostariam de abordagens relacionadas aos prêmios recebidos pelas agências e 55% disseram nunca responder a este tipo de aproximação
Quando perguntados quão preparadas as agências estão para abordá-los, os clientes afirmaram:

61% acham que a maioria das agências que os abordaram não fizeram qualquer pesquisa anterior sobre a empresa
85% acham que a preparação foi “muito rudimentar”.
A maioria dos clientes concorda fortemente com a afirmação de que “as agências raramente possuem conhecimento suficiente sobre a minha empresa para fazerem uma apresentação não solicitada”
75% disseram que não responderiam a uma abordagem se não houver um claro conhecimento dos desafios da empresa
Os dois fatores mais importantes para a avaliação positiva de uma agência são “customer insights” (58%) e a velocidade e qualidade das respostas as necessidades do dia-a-dia (75%).

Em resumo, os fatores mais importantes para os clientes são, por ordem:

Qualidade dos insights sobre os consumidores
Química
Trabalho criativo
Nível de serviço/ resposta as necessidades do dia-a-dia
Controle de custos
Pensamento estratégico/inovador
ROI
Relação de clientes
Respeito ao briefing
Senioridade do atendimento
Localização
Tamanho



In www.blogdopublicitario.com.br citando www.centerformediaresearch.com

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