quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Estou de volta

Saudacoes!!

Há dias um velho amigo dizia que eu abandonei o blog, que já não me dedico com afinco e que provavelmente ando a dormir muito!! ...lol...

Essa de dormir foi boa! Dormir? kem me dera!!
Dormir eh um luxo de uma elite da qual não faço parte. Os criativos não dormem, incubam ideias.

De facto, ando menos por aqui... Essa coisa de trabalhar e estudar ocupa muito tempo! Mas isso não significa que estou a abandonar o meu/nosso sítio. Provavelmente, vai me ajudar a enriquecer o conteudo dos meus posts.

Inté breve!

MN

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

"Frase de um amigo"

Já pelas alturas em que andava na única Agência de Publicidade em que trabalhei, li uma obra ainda draft com o título: "O Guia de uma Agência de Publicidade" de Nuno Lima, então colega de trabalho e amigo, com um trecho que quero partilhar.
"Em publicidade, ganha-se clientes pela criatividade e perdem-se por mau serviço."
É isso, espero pela publicação da sua obra. Acredito que esse seja um dos seus objectivos.

MN

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Estratégia antes da criatividade

Já tinha, em posts anteriores, mencionado que todos somos criativos. Mas o tipo de criatividade a que aqui me refiro é a publicitária.
Recordei-me de uma passagem do livro "Marketing das PMEs para totós" de Bárbara F. Schenk que, aliás, recomendo a todos os freelancers e os que adoram Marketing. Ok, vamos a sitação da passagem:

"Criativo. A própria palavra faz com que as pessoas confiantes fiquem nervosas e com que as pessoas racionais fiquem tontas. Faz com que os pequenos empresários - pessoas perfeitamente compostas - digam coisas tão inacreditáveis como 'E se nos vestíssemos de galinhas?' ou... 'Temos de ir directos ao assunto' ou 'Temos de ser imaginatovos'.
...
Ao concentrar-se no seu objectivo em termos de estratégia de comunicação antes de inventar o conceito criativo... evitará anúncios para o grande abismo de disperdício."

Em fim, quando a estratégia precede a criatividade poupa-se tempo e disperdiça-se menos recursos.

Mais uma vez, recomendo esta obra!!

MN

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Grande Edson Athayde

Numa dessas tardes de surf pela net, li uma entrevista que o Edson deu a Manz - Fitness em Portugal e decidi compartilhar um trecho desta.

Para quem não conhece, Edson Athayde é "considerado uma personalidade de topo na área de Publicidade e Marketing, com um curriculum invejável internacionalmente, Edson tem sido o publicitário responsável por inúmeras campanhas de elevado sucesso."
...

"Um das questões que propõe abordar no seu workshop é: como reconhecer uma boa ideia. O que podem ser boas ideias quando o objectivo é passar de um ginásio de 100 sócios a 1000 sócios?

Antes disso é preciso saber se cabem mil sócios no ginásio. Ter mais clientes do que é possível atender é sempre uma péssima ideia. Agora, muitas coisas podem ser feitas para atrair novos clientes. A primeira e a mais importante é que o seus clientes actuais estejam felizes a mais de 200% com o que você oferece. Um cliente extremamente satisfeito é um grande propagandista da sua marca."


MN

Extraído de: http://www.manz.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=149&Itemid=80